Segundo o gestor, ao pensar na alocação de capital, o trabalho é fazer uma boa seleção de ativos e comprar na baixa e vender na alta um período particularmente difícil para os multimercados brasileiros, entre 2022 e os primeiros meses de 2026, o fundo Verde gerou retornos acima do CDI e do índice de hedge funds da Anbima (IHFA) em todos os anos, destacou Luis Stuhlberger, principal executivo e executivo-chefe de investimentos (CEO e CIO) da Verde Asset Management. Ao completar três décadas à frente da estratégia, ele aproveitou o evento anual da casa para falar dos princípios da gestão num momento em que os multimercados como classe têm sido questionados: a preservação de patrimônio evitando posições alavancadas e utilizando “hedges” (proteção) de forma sistemática. Segundo o gestor, ao pensar na alocação de capital, o trabalho é fazer uma boa seleção de ativos e comprar na baixa e vender na alta. “A gente não tem a pretensão, nunca teve e nunca terá enquanto eu estiver vivo, de fazer plays alavancados em determinadas teses, porque isso quando dá errado e tem uma mudança brutal de cenário faz o fundo perder muito dinheiro”, afirmou. “Em cada crise que vem, isso é mostrado.” É uma disciplina que não é muito visível na cota diária, mas é o diferencial em momentos de estresse. Foi o que se observou na virada de fevereiro para março, quando Estados Unidos e Israel atacaram o Irã, machucando muitos dos multimercados brasileiros que estavam alavancados, especialmente em posições ligadas a juros. Desde 2022, o Verde acumulou valorização de 85,01%, ante 71,04% do CDI e 55,20% do IHFA. Entre as estratégias de proteção atuais, uma que é “must-have” (precisa ter) se considerar um futuro novo governo do PT, num cenário em que as coisas deem muito errado, é comprar o dólar no exterior. “É aquele dólar que vale porque, se tiver qualquer restrição à saída de capitais, o dólar negociado ‘off[shore]’ vale muito mais que o ‘on[shore]’, o dólar que você compra aqui.” Esse é o tipo de combinação que um investidor dificilmente teria condições de fazer sozinho, enquanto o fundo com exposição local e externa tem capacidade de executar, comentou Stuhlberger. “É [se proteger contra] o risco de taxação cambial e o risco de fronteira. A gente vende o dólar futuro na B3 e compra nos Estados Unidos, que é algo que se tiver qualquer restrição é um negócio que... na Argentina, isso chegou a valer 100% mais.” O posicionamento custa ao fundo 0,1% ao ano; com vencimento para julho de 2028, vai para 0,2%. O Verde tem uma parcela de 35% nisso, no limite do seu mandato. Outra posição de hedge do Verde é o cupom cambial, o juro brasileiro em dólar, versus o SOFR, a taxa americana do overnight, que tem um custo baixo e só daria errado se houvesse uma enxurrada de capitais para o mercado brasileiro numa eventual vitória da direita nas eleições de outubro. Num cenário em que o senador Flávio Bolsonaro (PL) vença o pleito, ele não vê esse fluxo se materializar. Stuhlberger mantém 6,8% da carteira em ações selecionadas e disse que o mercado não vai “precificar um Lula catastrófico no D1 [no dia seguinte à vitória] e os gringos acreditam no Brasil”. Ou seja, vai dar tempo de mudar a chave. “Se você pensa em comprar dólar é melhor comprar no dia seguinte, porque eu não acho que ele vai estourar no primeiro dia, leva tempo, como aconteceu no [governo] Dilma 2”, afirmou, referindo-se ao segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (2015 e 2016). Há outra parte da carteira numa estrutura de opções no EWZ, o ETF do Ibovespa em dólar. Há 1,5% do “net asset value” (NAV) do fundo para um ganho potencial de 3% a 3,5%. O Verde mantém 9% em bolsa americana e também tem uma exposição em TIPS, os títulos do Tesouro dos EUA dos atrelados à inflação, com vencimento em três anos, para capturar eventual alta de preços na economia. Luis Stuhlberger, CEO e CIO da Verde Asset — Foto: Rogerio Vieira/Valor
‘A gente nunca teve a pretensão de fazer plays alavancados’, diz Stuhlberger, da Verde
Segundo o gestor, ao pensar na alocação de capital, o trabalho é fazer uma boa seleção de ativos e comprar na baixa e vender na alta







