O Ministério das Relações Exteriores do Irã afirmou, nesta segunda-feira 15, que o país ainda nutre uma “profunda desconfiança” em relação aos Estados Unidos, apesar de estar previsto para a sexta-feira 19 a assinatura, com Washington, de um acordo para encerrar a guerra no Oriente Médio.

“Infelizmente, é preciso reconhecer que a profunda desconfiança em relação aos Estados Unidos é consequência de um longo histórico de malfeitos por parte dos governantes americanos”, declarou o porta-voz da Chancelaria iraniana, Esmaeil Baqaei, durante sua coletiva de imprensa semanal.

Os americanos “ainda têm muito a fazer antes de conquistar a confiança dos iranianos”, acrescentou, e considerou que o acordo que, em princípio, será assinado na sexta-feira é apenas “uma etapa para reduzir as tensões e pôr fim à guerra”, desencadeada por um ataque dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã em 28 de fevereiro.

Washington e Teerã anunciaram, nesta segunda-feira, ter chegado a um acordo para encerrar imediatamente a guerra no Oriente Médio em todas as frentes, incluindo o Líbano, e realizar uma cerimônia de assinatura na sexta-feira em Genebra.

Segundo Baqaei, os Estados Unidos se “comprometeram” a desbloquear “ativos iranianos” congelados no exterior e a indenizar o Irã pelos danos causados durante o conflito.