A seleção iraniana de futebol deixou seu centro de treinamento em Tijuana ontem sob uma calorosa despedida, com torcedores alinhados em cinco fileiras em uma calçada lotada do lado de fora do hotel na véspera de sua estreia na Copa do Mundo contra a Nova Zelândia, em Los Angeles. Pressionados contra a cerca de arame farpado verde, torcedores cantavam “Team Melli” - expressão persa para “seleção nacional” - enquanto os jogadores saíam do hotel e caminhavam em direção ao ônibus que os aguardava. Funcionários vestindo camisas vermelhas do Irã distribuíram pequenas bandeiras iranianas através da cerca para a multidão reunida. Um dos apoiadores segurava uma placa amarela com letras pretas que diziam: “Irã, você nunca caminhará sozinho. O México está com você”. A multidão também cantou em espanhol: “Irã, irmão, agora você é mexicano”. A comunidade iraniana em Tijuana é minúscula - cerca de 20 pessoas - e muito menor do que a de Los Angeles, que abriga a maior comunidade iraniana fora do Irã. Nos Estados Unidos, dezenas de milhares de iranianos-americanos vivem em Los Angeles, onde uma diáspora distinta, frequentemente chamada de “Tehrangeles”, criou raízes. Membros da comunidade iraniana-americana planejavam se reunir ontem perto do Estádio de Los Angeles, local da partida de hoje, para protestar contra o que chamam de violações contínuas dos direitos humanos pelo regime iraniano. Jogos de hoje:14h00 - Espanha x Cabo Verde16h00 - Bélgica x Egito19h00 - A. Saudita x Uruguai22h00 - Irã x N. Zelândia
Mexicanos fazem festa em apoio à seleção iraniana
Mexicanos fazem manifestação de apoio à seleção iraniana em Tijuana











