O ex-ministro da Economia Paulo Guedes defendeu uma maior abertura econômica do Brasil e afirmou que a América Latina perdeu espaço nas últimas décadas ao adotar uma postura mais fechada em relação ao comércio e aos mercados internacionais. Durante participação no Web Summit Rio nesta quinta-feira (11), Guedes comparou a trajetória da região à de países asiáticos, que, segundo ele, ampliaram sua inserção nas cadeias globais de produção e comércio. “Enquanto países asiáticos se integraram às cadeias globais de produção, nós nos isolamos. Agora temos uma oportunidade de participar dessa nova economia digital de forma mais competitiva”, afirmou. Na avaliação do ex-ministro, a transformação tecnológica em curso abre uma nova janela de oportunidade para o Brasil, que reúne condições favoráveis para ocupar posição estratégica na economia digital global. Guedes destacou a elevada participação de fontes renováveis na matriz energética brasileira e a disponibilidade de recursos hídricos como diferenciais competitivos do país: “O Brasil é uma potência emergente. Temos energia limpa, recursos naturais e condições de nos inserir de forma mais competitiva na economia global.” As declarações foram feitas durante o painel “Além da conta bancária”, que debateu o papel da tecnologia na ampliação da inclusão financeira e do acesso dos brasileiros à economia global. Paulo Guedes (foto de arquivo) — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil