O inglês Ian Bloom nasceu em Leeds, no norte da Inglaterra, e vive há quase quatro décadas em São Roque, no interior de São Paulo. Veio ao Brasil movido por uma paixão antiga pelo futebol brasileiro, especialmente a seleção de 1982, e acabou transformando essa admiração em uma mudança definitiva de vida.

Hoje, aos 63 anos, é professor de inglês, construiu família no país e se tornou cidadão honorário da cidade onde decidiu ficar.

O primeiro contato de Ian Bloom com o futebol brasileiro aconteceu ainda na infância. O pai havia comprado um filme 8 milímetros sobre a final da Copa do Mundo de 1970, quando o Brasil venceu a Itália por 4 a 1 e conquistou o tricampeonato mundial. Mesmo sem assistir ao vivo, o inglês ficou impressionado com a forma diferente como os brasileiros jogavam.

A paixão cresceu nas copas seguintes, especialmente em 1974 e 1978, mas foi em 1982, com a seleção de Telê Santana, que tudo mudou. Ficou fascinado pelo futebol de Zico, Sócrates, Falcão e Júnior. Depois que viu uma foto do zagueiro Oscar com a camisa da seleção em uma revista, ele decidiu que precisava ter a camisa brasileira. Procurou em lojas inglesas, mas não encontrou.

A obsessão pela camisa levou Ian a escrever cartas para brasileiros que conheceu por um dono de um pub inglês que frequentava. Sem falar português, iniciou uma troca de correspondências com pessoas de Campinas, São Roque e Ribeirão Preto. A partir dali, começou também a aprender o idioma.