João Gualberto de Carvalho Meneses dedicou mais de 70 anos de sua vida à defesa da educação pública. Nesse período, percorreu os mais diversos postos da área: foi professor da educação básica, docente da USP (Universidade de São Paulo), conselheiro e presidente de conselhos e secretário municipal da Educação de São Paulo.
Nascido em Santos, no litoral paulista, Carvalho se mudou para a capital na adolescência para fazer o curso normal —que naquela época formava professores para a educação básica. Trabalhou alguns anos como professor primário (que atendia os alunos do atual ensino fundamental) e depois passou em um concurso para trabalhar na rede estadual paulista dando aula de administração escolar nos cursos de magistério.
"Ele sempre teve uma preocupação muito grande com as desigualdades educacionais, com as injustiças sociais do nosso país. Por isso, sempre se dedicou a melhorar a qualidade do nosso corpo docente. Ele se empenhava muito para formar bons professores e deixou essa marca por onde passou", conta Wander Soares, professor emérito da Academia Paulista de Educação e amigo de décadas de Meneses.
Depois de atuar na educação básica, Meneses foi aprovado em concurso para docente da Faculdade de Educação da USP no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Na universidade, também foi orientador do programa de pós-graduação em educação.








