O Irã acusou os Estados Unidos neste sábado (27) de "violação flagrante" do acordo de paz firmado entre os dois lados para encerrar a guerra no Oriente Médio, após os mais recentes ataques americanos ao país que ocorreram nesta sexta-feira (26).

"Esses ataques brutais, que tiveram como alvo instalações iranianas de vigilância costeira, são uma violação flagrante" do memorando de entendimento para encerrar a guerra, declarou o Ministério das Relações Exteriores do Irã em comunicado.

O memorando é um documento com 14 pontos que estabelece o fim imediato das operações militares entre os dois países e seus aliados, prevê a reabertura do estreito de Hormuz, a retirada gradual de forças americanas da região e fixa um prazo de até 60 dias para a negociação de um acordo definitivo, que deverá incluir um novo pacto sobre o programa nuclear iraniano.

O memorando também prevê a suspensão de sanções contra Teerã, a liberação de ativos iranianos congelados, isenções para exportações de petróleo e um plano de reconstrução do país de ao menos US$ 300 bilhões, financiado por parceiros dos EUA. Em contrapartida, o Irã reafirma que não desenvolverá armas nucleares e aceita negociar o futuro de seu estoque de urânio enriquecido sob supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).