O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional pretende lançar em julho uma nova plataforma para envio de alertas, a fim de se proteger contra ataques hackers, como o que pode ter sido responsável pelos avisos falsos enviados na última sexta-feira (19) e no sábado (20).
O lançamento faz parte de um pacote de medidas adotadas pela pasta para aumentar a segurança de seu sistema.
Como mostrou a Folha, os alertas falsos com as mensagens "misantropia" e "ataque alienígena" foram enviados a partir de credenciais de agentes da Defesa Civil no Pará.
A Polícia Federal investiga a possibilidade de que as senhas tenham vazado pela deep web (camada de endereços da internet que não aparecem em buscadores como o Google), por meio de hackers, que então efetuaram os disparos.
O jornal O Globo noticiou que, para evitar que isso se repita, o ministério tem um plano de medidas para aumentar a segurança do sistema Idap, usado para divulgação de alertas públicos. As informações foram confirmadas pela Folha.A pasta já restringiu, por exemplo, o acesso a essa plataforma apenas para sua rede interna. Também obrigou que todos os acessos tenham que passar pela verificação a partir do gov.br, o que por si só já teria impedido a atividade hacker.















