O público comemorou em êxtase a estreia do camisa 10 na Copa do Mundo; O atleta jogou com a seleção brasileira depois de pouco mais de um mês em tratamento intensivo por conta de uma lesão na panturrilha 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Torcedores vibram durante festa do Alzirão — Foto: Guito Moreto RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 25/06/2026 - 04:12 Neymar emociona torcida no Alzirão em vitória do Brasil na Copa A estreia de Neymar na Copa do Mundo foi tão comemorada quanto os gols da vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, no tradicional evento Alzirão na Tijuca, Rio de Janeiro. Após um mês de recuperação de lesão, o retorno do camisa 10 emocionou os mais de 5 mil torcedores presentes. Além de Neymar, Vini Jr., destaque da partida, e o jovem Rayan também foram celebrados. O Alzirão, evento que começou em 1978, segue como um marco carioca durante os mundiais. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO A noite de quarta-feira na Tijuca, na Zona Norte do Rio, foi marcada por pancadas de chuva, mas nem o aguaceiro foi capaz de impedir mais de 5 mil torcedores a marcarem presença no tradicional Alzirão. O evento que enfeita a rua Alzira Brandão na Copa do Mundo exibiu o confronto da seleção brasileira contra a Escócia, que terminou em 3 a 0 para a verde e amarela, com dois gols de Vini Jr. e um de Matheus Cunha. Mas o que empolgou mesmo a torcida foi a estreia de Neymar no Mundial. -- A entrada do Neymar foi melhor do que os gols. O pessoal comemorou mais ainda quando ele entrou em campo -- afirmou o coordenador de tecnologia Luiz Henrique Brito, de 33 anos, que acompanhou o jogo do evento. O atacante fez a sua primeira partida na Copa depois de enfrentar pouco mais de um mês de tratamento intensivo para recuperá-lo de uma lesão de grau 2 na panturrilha. O camisa 10 perdeu os dois jogos iniciais da fase de grupos do Mundial e só voltou aos treinos na última semana. Assim que o jogador apareceu aquecendo a galera foi ao delírio, vibrando em alto e bom som pela possibilidade de ver o camisa 10 em ação. Quando sua entrada foi confirmada, gritos de "olê olê olá Neymar" podiam ser ouvidos por todos os cantos. -- O Neymar é uma estrela da seleção brasileira. Eu gosto muito dele -- disse Raphael Silva, motorista de aplicativo de 36 anos, que vibrou muito quando foi anunciada a entrada do santista em campo. Raphael Silva comemorou a entrada de Neymar ao lado da filha — Foto: Guito Moreto A participação do camisa 10, que ainda está retomando o ritmo, foi de poucos minutos, mas suficiente para alegrar a torcida. Neymar entrou já no fim da partida e deixou os gramados emocionado. Para além da estreia de Neymar, outros craques foram celebrados pelo público do Alzirão. Os três gols foram muito comemorados e Vini Jr, o melhor jogador da partida, era elogiado por diversas pessoas presentes. O menino Rayan, que substituiu o lesionado Raphinha, também foi notado com olhares positivos. — Ele está muito bom! Merecia até ter feito um gol, foi por pouco. Ele tá representando bem o Vasco. Foi um bom substituto para p Raphinha e tá fazendo uma ótima atuação — disse a vascaína Marina Lima, empresária de 40 anos, que ficou feliz por ver o ídolo do seu time fazendo uma boa partida no Mundial. Com a vitória de ontem, o Brasil se classificou em primeiro lugar para a segunda fase do Mundial. O adversário da seleção na segunda fase ainda será definido, mas o próximo jogo já tem dia e hora marcados: segunda-feira, às 14h. A partida também será exibida no Alzirão. Tradição de 48 anos Festa do Alzirão durante a Copa de 2002, ano do pentacampeonato da seleção brasileira — Foto: Michel Filho A festa para acompanhar jogos do Brasil pela Copa acontece há 48 anos na rua tijucana Alzira Brandão, que é decorada com bandeirinhas, balões e grandes cartazes. Além disso, é claro, não poderia faltar o telão para acompanhar as partidas. Há ainda um palco voltado para atrações musicais. Na quarta, o grupo Diretrizes e a DJ Ingrid embalaram a festa. O local também conta com diversas barraquinhas de comidas e bebidas espalhadas ao longo das calçadas. Hoje moderno, o Alzirão começou em 1978, com amigos que decidiram se reunir na esquina da rua Alzira Brandão com a Conde de Bomfim para assistir aos jogos da Copa da Argentina. O que começou com um grupo pequeno de tijucanos foi, a cada Copa, crescendo e passando a atrair gente de todos os lugares do Rio de Janeiro e se tornou um marco na cidade durante os mundiais. A iniciativa, que soma mais de dez edições, já chegou a contar com um público de 30 mil pessoas em um único dia. Atualmente, o evento segue sendo o queridinho de muitos cariocas, sobretudo dos moradores do Centro e da Zona Norte, que o escolhem para assistir às partidas da seleção brasileira. A autônoma Carin Loyola, por exemplo, frequenta a festa há mais de 16 anos. A moradora do Estácio de 38 anos guarda boas lembranças do local. — Eu estou revivendo momentos maravilhosos da minha adolescência. Eu vivi, eu curti, e agora eu voltei para ver como está e o evento segue maravilhoso — contou Carin. O Alzirão seguirá exibindo os jogos da seleção brasileira e oferecendo shows antes, no intervalo e depois da partida. Até o momento a programação da próxima segunda ainda não foi divulgada.