Dinamarques, que não disputam o Mundial deste ano, se dizem com inveja da comemoração, enquanto suecos mostram indiferença e afirmam estarem focados no próprio torneio O sucesso da Noruega na Copa do Mundo provocou euforia no país, mas a comemoração característica da equipe, conhecida como “remada viking”, está começando a testar a paciência dos vizinhos escandinavos, gerando indiferença na Suécia e inveja na Dinamarca. A comemoração se tornou um fenômeno no Mundial, com o capitão Martin Odegaard liderando os jogadores, a comissão técnica e os torcedores em uma apresentação sincronizada após o apito final na vitória por 3 a 2 sobre o Senegal. Mais tarde, os torcedores noruegueses tentaram convencer o rei da Noruega a participar das comemorações que se seguiram. Para os suecos, no entanto, a comemoração dos vizinhos é mais um incômodo do que uma novidade, com alguns achando que a simulação de remada lembra demais o “trovão” que ficou famoso entre os torcedores da Islândia em torneios anteriores. “Eu nunca vou fazer isso. Nós apenas suspiramos. Talvez principalmente para a equipe de TV que decide dar zoom nisso todas as vezes”, disse o zagueiro sueco Gustaf Lagerbielke aos repórteres em uma coletiva de imprensa. “Afinal, é muito parecido com o vulcão islandês. Mas cada um com o que gosta.” Outros membros da seleção sueca também não ficaram muito impressionados. “Provavelmente está começando a ficar um pouco exagerado. Parece que eles fazem isso toda vez que têm oportunidade. Mas, afinal, funciona bem para eles”, acrescentou o sueco Elliot Stroud. No entanto, enquanto os suecos podem manter o foco em seu próprio time, os dinamarqueses — ausentes do torneio após uma derrota na repescagem das eliminatórias para a República Tcheca — estão achando a euforia norueguesa muito mais difícil de engolir. “Isso beira o bullying adulto nórdico. Os noruegueses estão vivendo a festa de suas vidas. E, além disso, na companhia de uma seleção que realmente sabe jogar futebol”, escreveu o jornalista dinamarquês Johnny Wojciech Kokborg no tabloide B.T. “O fato é que — infelizmente — os noruegueses podem acabar prejudicando muitas seleções. Mas, acima de tudo, dói para nós, dinamarqueses, admitir que não somos mais os melhores da região nórdica.” Ele acrescentou: “É simplesmente insuportável. Vocês estão zombando de nós, Noruega.” Torcedores noruegueses fazem 'remada viking' na Times Square, em Nova York — Foto: John Sibley/Reuters
‘Remada viking’ da torcida da Noruega na Copa irrita vizinhos escandinavos
Dinamarques, que não disputam o Mundial deste ano, se dizem com inveja da comemoração, enquanto suecos mostram indiferença e afirmam estarem focados no próprio torneio










