Médicos e pesquisadores do Hospital São Paulo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), lançaram um programa para ajudar usuários de anabolizantes a interromper o consumo de hormônios de maneira gradual e segura, evitando danos causados pela parada abrupta.
A iniciativa foi criada após a morte do influenciador Gabriel Ganley, em 23 de maio, aos 22 anos. O jovem foi vítima de uma cardiomiopatia hipertrófica, caracterizada pela hipertrofia muscular do coração, que dificulta o bombeamento de sangue. O uso de esteroides potencializa a condição.
A morte de Ganley abalou o universo do fisiculturismo e jogou luz aos problemas causados pela reposição hormonal para fins estéticos.
Batizado de "Saindo do Suco", o programa mira etapas sensíveis do abandono às drogas anabólicas. As complicações pela pausa sem acompanhamento médico são severas e tão desafiadoras quanto o próprio uso, segundo o endocrinologista Clayton Macedo, do Ambulatório de Medicina Esportiva do hospital.
O uso de anabolizantes interrompe a produção natural dos hormônios, que não retorna automaticamente após a interrupção. O sistema endócrino precisa de estímulos para voltar a funcionar, por vezes com remédios.







