A Petrobras e a petrolífera mexicana Pemex concordaram nesta terça-feira 23 em explorar projetos conjuntos de petróleo e gás, especialmente no Golfo do México. As empresas anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento com duração de dois anos, em um momento em que a Pemex tenta reverter anos de dívidas sufocantes e de queda contínua na produção.
A Petrobras é reconhecida mundialmente por sua experiência na extração de reservas de petróleo em águas profundas, ainda pouco exploradas no lado mexicano do Golfo do México.
Do lado dos Estados Unidos, o Golfo é um importante polo de produção offshore de petróleo e gás.
“Temos interesse na exploração no Golfo do México mexicano”, afirmou em comunicado a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. O diretor-geral da Pemex, Juan Carlos Carpio Fragoso, declarou que o acordo abre a possibilidade de “otimizar e aumentar a produção em águas profundas”.
Fragoso foi nomeado diretor da Pemex em maio. A empresa também enfrenta as consequências de um enorme derramamento de petróleo ocorrido no início deste ano, além de um rebaixamento de sua classificação de crédito.











