A Petrobras e a estatal mexicana Pemex assinaram nesta terça-feira (23) acordo de cooperação para estudar negócios em conjunto. Uma das prioridades é a busca por petróleo em águas profundas na porção mexicana do golfo do México.

"Não é crível que a gente olhe para o golfo do México e diga que todo o óleo escolheu ficar na porção americana, que foi a mais desenvolvida, que recebeu investimento ao longo de tantos anos", disse a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, em entrevista após a assinatura do acordo.O México já produziu mais petróleo do que o Brasil, mas a falta de investimentos e o sucateamento do parque estatal levaram a um declínio nos últimos anos. A produção local caiu de cerca de 3,5 milhões de barris por dia na primeira metade dos anos 2000 para menos de 2 milhões de barris por dia.

A parceria entre a Petrobras e Pemex prevê a análise de oportunidades em exploração e produção, recuperação de campos já em declínio, refino, petroquímica e fertilizantes. As empresas vão analisar negócios no México, na África e no Brasil.

O diretor-geral da Pemex, Juan Carlos Capio Fragoso, afirmou esperar que as duas empresas encontrem oportunidades no pré-sal mexicano. No Brasil, reservas abaixo de uma espessa camada de sal no litoral da região Sudeste tornaram o petróleo o principal produto da balança comercial.A costa mexicana também tem estruturas subterrâneas de sal, mas ainda não foram exploradas. Magda disse que a ideia é levar a experiência brasileira para o país. "Precisamos olhar o golfo do México com novos olhos. Se fizer as mesmas perguntas, vamos ter as mesmas respostas", declarou.