O Ministério da Saúde vai voltar a incluir a vacina de reforço contra a poliomielite para crianças de quatro anos no calendário nacional de vacinação. A mudança vale a partir de 3 de agosto.
O novo esquema de vacinação terá três doses da vacina inativada de poliomielite (VIP) mais dois reforços. A aplicação será feita em etapas: aos dois, quatro e seis meses de idade, e reforços aos 15 meses e aos quatro anos.
Até 2024, o calendário previa três doses da VIP e dois reforços com a vacina oral poliomielite, a "gotinha". Agora o imunizante é aplicado exclusivamente por injeção.
As crianças que não foram vacinadas antes podem receber o imunizante até os quatro anos, 11 meses e 29 dias. Para aquelas que já tomaram as três doses e um reforço, a orientação é tomar o segundo reforço aos quatro anos, mantendo um intervalo mínimo de seis meses entre o primeiro e o segundo.
Quem começou o esquema vacinal na rede privada e for completá-lo na rede pública devem seguir o mesmo calendário.











