A Ferrovia Estadual de Mato Grosso, que teve a primeira etapa das obras inaugurada no último sábado (20), iniciará neste mês as operações em fase de testes, e deverá ampliar as viagens de cargas no decorrer do segundo semestre.
Principal obra ferroviária em execução no país, a ferrovia terá, quando totalmente concluída, 743 quilômetros de trilhos. A previsão é que isso aconteça em 2030.
A primeira fase representou a abertura ao tráfego de 162 quilômetros, trecho que exigiu a construção de 11 viadutos e pontes. A ferrovia estadual, cujo nome oficial é Senador Vicente Emílio Vuolo, é fruto de uma parceria da Rumo com o Governo de Mato Grosso, cujo contrato de autorização para a construção foi assinado em 2021.
Iniciada em novembro de 2022, a obra teve os últimos dormentes dos trilhos da primeira fase colocados no dia 8 e, conforme a Rumo, o terminal de cargas em Dom Aquino, também inaugurado no fim de semana, passará a ter mais relevância a partir do ano que vem, com capacidade de receber até 10 milhões de toneladas de cargas.
A ferrovia passará por 16 municípios entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, com um ramal para a capital, Cuiabá, e será incorporada à malha da empresa de logística, composta por cerca de 14 mil quilômetros de trilhos em nove estados —Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.









