Autoridades da Argentina emitiram um alerta nacional após o sumiço de uma cápsula contendo césio-137, um material radioativo, que estava guardada em um instituto médico no centro da cidade de Rosário, segundo o jornal La Nacion. O caso levanta preocupações para a saúde pública devido aos riscos associados à eventual manipulação inadequada da substância.
A cápsula estava armazenada em um recipiente blindado de chumbo produzido para impedir a liberação de radiação ao ambiente externo, ainda de acordo com a publicação. O elemento radioativo era utilizado em procedimentos técnicos relacionados à calibração e ao funcionamento de equipamentos especializados de medicina nuclear.
As circunstâncias do desaparecimento ainda não foram esclarecidas. Os investigadores tentam determinar quando a cápsula foi retirada do local e quem foi a última pessoa a ter contato com ela, informou o La Nacion. A apuração prioriza a análise de registros da instituição e dos acessos à área onde o material era mantido, um espaço restrito ao qual só quatro pessoas tinham autorização para entrar.
O desaparecimento foi descoberto quando técnicos do centro médico tentaram utilizar o elemento radioativo em um procedimento de calibração. Ao procurar o material, perceberam que ele já não estava no local onde havia sido armazenado.










