A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) aprovou o pagamento à Petrobras de aproximadamente R$ 740 milhões referente ao primeiro período do programa de subvenção econômica à comercialização de diesel, de 12 a 31 de março, segundo documento da autarquia visto pela agência de notícias Reuters.

A aprovação ocorreu na segunda-feira (15), após a ANP apurar e verificar a conformidade do valor a ser pago pela União no âmbito do programa, criado pelo governo federal para reduzir os impactos da alta do petróleo e de seus derivados com a guerra dos Estados Unidos contra o Irã.A Petrobras havia registrado no balanço financeiro do primeiro trimestre o valor de R$ 741 milhões como contas a receber relativas ao primeiro período de apuração da subvenção econômica à comercialização de diesel, em março.

A ANP também aprovou na segunda o pagamento das subvenções ao diesel desse primeiro período para outros agentes: Refinaria Riograndense (R$ 487,3 mil), On Petro Trading (R$ 13,3 milhões), Royal FIC (R$ 23,2 milhões) e Sul Plata Trading do Brasil (R$ 16,4 milhões), conforme outros documentos vistos pela Reuters.

Os valores serão corrigidos pela inflação.

A Petrobras aguarda a definição de valores a serem pagos nos outros programas e períodos de subsídios instituídos devido à guerra, com subvenções à gasolina, GLP (gás liquefeito de petróleo, também conhecido como gás de cozinha), além do diesel.A ANP demorou a iniciar os pagamentos, uma vez que apenas recebeu os documentos fiscais da Receita Federal em 22 de maio, segundo uma pessoa a par da situação.