Encontro reuniu representantes dos dois governos neste sábado; tratativas continuam após anúncio de sobretaxas americanas sobre produtos brasileiros 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Márcio Elias Rosa, ministro do MDIC — Foto: Júlio César Silva/MDIC RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 13/06/2026 - 12:33 Brasil e EUA Negociam Tarifas Após Proposta de Sobretaxas Americanas O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Márcio Elias Rosa, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, discutiram tarifas em uma reunião virtual, após os EUA proporem sobretaxas sobre produtos brasileiros. As negociações, desencadeadas por uma investigação americana com base na Seção 301, continuarão na próxima semana, enquanto o Brasil busca minimizar os impactos das medidas. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO O governo brasileiro e representantes dos Estados Unidos realizaram neste sábado mais uma rodada de negociações sobre as tarifas propostas pela gestão de Donald Trump contra produtos brasileiros. A reunião ocorreu de forma virtual entre o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, e o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer. Segundo nota divulgada pelo Mdic, também participaram do encontro os embaixadores Audo Faleiro e Maurício Lyrio, além da secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres. A reunião dá continuidade às conversas iniciadas após a divulgação do relatório final da investigação conduzida pelo governo americano com base na Seção 301 da legislação comercial dos Estados Unidos. O documento serviu de base para a proposta de novas tarifas sobre produtos brasileiros e abriu um período de negociações entre os dois países. Segundo o ministério, o diálogo terá continuidade nos próximos dias. Uma nova reunião técnica entre representantes do Mdic, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) está prevista para a próxima semana. “O ciclo de reuniões prosseguirá e na próxima semana deverá ocorrer outra reunião no nível técnico, a exemplo da realizada na última quinta-feira, 11 de junho, entre representantes do MDIC, do MRE e do USTR”, informou a pasta. O governo brasileiro busca reverter ou reduzir os impactos das medidas anunciadas por Washington, enquanto tenta preservar canais de negociação com a administração americana. Até o momento, o Ministério não divulgou detalhes sobre os temas discutidos na reunião deste sábado nem informou se houve avanços concretos nas tratativas.