Mesmo após a suspensão temporária do uso da vacina contra a dengue Butantan-DV, o Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, continua o estudo do imunizante para o público a partir de 60 anos.

O diretor do instituto, Esper Kallás, afirmou à Folha que a decisão foi tomada após conversas com o Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

"O acompanhamento da vacinação em pessoas que estão participando de estudos de pesquisa é extremamente rigoroso. Ficamos mais confiantes para avaliar a resposta à vacina e a segurança dela em situações controladas como essa", explica Kallás.

"A segunda coisa é que a suspensão é cautelar e não significa que a vacina não tem a possibilidade de continuar sendo avaliada."

Para o estudo em idosos, o instituto começou a recrutar voluntários de 60 a 79 anos em janeiro de 2026. Os testes clínicos serão realizados ao longo de um ano em quatro centros de pesquisa — três em Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e um em Curitiba (PR)— com 997 participantes do sexo masculino ou feminino.