O primeiro trecho de rodovia federal pavimentado com plástico reciclado foi instalado na BR-459, em 968 metros entre os quilômetros 110 e 111, no munícipio mineiro de Pouso Alegre.

A obra foi realizada pela startup Eco Asfalto, do interior paulista, na rodovia que está sob concessão da EPR Sul de Minas e atravessa a Serra da Mantiqueira, drenando bacias que terminam nos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro.

A iniciativa serve como teste para a concessionária adotar a tecnologia Caet (Concreto Asfáltico Ecológico Termoplástico) em sua malha, segundo as empresas envolvidas. O produto aplicado é uma mistura asfáltica que incorpora o ativo polimérico TM-250/A, formulado a partir de plástico reciclado pós-consumo e resíduos industriais beneficiados.

A tecnologia consiste no uso de matéria para melhorar as propriedades mecânicas do asfalto e substituir parcialmente o ligante derivado de petróleo por outro feito de material reciclado.

O pavimento recebeu o equivalente a 87.120 garrafas PET de 1,5 litro, o que resulta em cerca de 2,6 toneladas de plástico.