Alunos do 1º e 2º anos do ensino médio poderão participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2026, promovida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A disputa era voltada apenas a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental.

A olimpíada deve reunir mais de 660 mil estudantes, além de mobilizar cerca de 9.000 escolas e 34 mil professores em todo o país. Segundo a organização, a ampliação faz com que a prova passe a alcançar um universo elegível de mais de 10 milhões de jovens.

A competição contará com desafios e provas interativas voltadas ao consumo consciente de energia, sustentabilidade e uso seguro da eletricidade. As inscrições começam em junho, enquanto as provas estão previstas para setembro. Já as premiações devem ocorrer em novembro, durante a Semana Olímpica da organização.

A edição de 2026 terá o Grupo Equatorial como empresa proponente, participação de 48 distribuidoras de energia e coordenação do Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.

com DIEGO ALEJANDRO, JULLIA GOUVEIA e KARINA MATIAS