O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse, neste sábado (27), que o Irã "não existirá mais" se o país americano decidir intensificar seus ataques. A declaração foi feita após as Forças Armadas comunicarem um novo ataque ao país persa, depois de um petroleiro ter sido atingido no estreito de Hormuz por um suposto projétil iraniano.
A ação representa a pior escalada de tensão desde que os dois lados assinaram um acordo de paz provisório, há duas semanas. Cada um dos lados acusou o outro de violar o acordo para encerrar o conflito, que já durava quatro meses.
No Irã, a emissora estatal IRIB relatou que explosões foram ouvidas em Sirik, no sul do país, sem fornecer mais detalhes.
"O Irã teve a chance de respeitar o acordo de cessar-fogo, mas optou por não fazê-lo", afirmou o Comando Central dos EUA, em comunicado. A nota diz que os ataques foram uma "resposta direta à contínua agressão iraniana contra o transporte marítimo comercial" e tiveram como alvo instalações iranianas de vigilância militar, comunicações, defesa aérea, armazenamento de drones e lançamento de minas.
O ataque deste sábado ao petroleiro no estreito ocorreu após outro ataque a um navio de carga na quinta-feira (25), que desencadeou a escalada mais recente. O Irã fez uma nova tentativa de afirmar controle sobre a rota de transporte de energia mais importante do mundo, que começava a ser reaberta após meses de interrupção.










