O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou nesta quinta-feira (25) que dois cidadãos brasileiros morreram em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela nesta quarta. O Itamaraty afirmou que não divulgará informações pessoais dos falecidos.

"O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão", publicou o órgão, que ainda afirmou "estar prestando assistência consular às famílias das vítimas".

O território venezuelano foi atingido pelo terremoto mais forte no país em mais de um século. Os tremores de magnitude 7,2 e 7,5 destruíram prédios, causaram ao menos 188 mortes e deixaram mais de 1.500 feridos. Pelo menos 200 pessoas estariam presas sob escombros, segundo o regime. Não há estimativa oficial de desaparecidos, mas plataformas online criadas pela população calculam dezenas de milhares.

A líder interina do país, Delcy Rodríguez, anunciou a criação de um fundo inicial de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) com recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo ela, equipes de resgate especializadas e certificadas pelo sistema das Nações Unidas estavam a caminho da Venezuela para auxiliar nas buscas. Na véspera, Delcy declarou estado de emergência e expressou suas condolências às famílias dos mortos.