As ex-ministras Simone Tebet (PSB) e Marina Silva (Rede) foram anunciadas como pré-candidatas ao Senado O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (25) o ex-ministro Márcio França (PSB) como vice de sua chapa para a eleição de outubro. As ex-ministras Simone Tebet (PSB) e Marina Silva (Rede) foram anunciadas como pré-candidatas ao Senado. Os anúncios foram feitos em São Paulo um dia depois de uma reunião chamada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília, para discutir com os envolvidos a formatação da chapa no Estado. Haddad disse que França, Tebet e Marina se colocaram à disposição tanto para a posição de vice quanto para as vagas ao Senado. O ex-ministro da Fazenda comunicou que, durante o encontro no Palácio da Alvorada, os três deixaram a seu critério a escolha da chapa e que formalizaria os convites nesta quinta. “Estamos saindo muito felizes desse debate interno”, declarou o pré-candidato a governador do PT. Ele atribuiu a escolha de França como vice “sobretudo pela experiência” do aliado como vice-governador e governador, além de ter exercido outros cargos no Executivo nos níveis municipal e federal. Citou ainda a “boa relação” de França com duas categorias em especial, a dos policiais e a dos professores da rede pública. Nos últimos dias, diante do afunilamento das pré-candidaturas em São Paulo em torno dos nomes de Haddad e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), França fez movimentações com a intenção de sair candidato ao governo, na intenção de tentar forçar a realização de um segundo turno e evitar a reeleição de Tarcísio no primeiro turno — cenário considerado provável e que seria prejudicial à reeleição de Lula. Sobre as pré-candidatas ao Senado em sua chapa, Haddad exaltou a trajetória de ambas — que fizeram a maior parte carreira política fora do Estado de São Paulo — e afirmou que uma de suas prioridades era manter a paridade de gênero na chapa, com dois homens concorrendo ao Executivo e duas mulheres, ao Legislativo. A convenção partidária do PT paulista está programada para ocorrer no último fim de semana de julho. A hipótese de vitória de Tarcísio já na primeira fase do pleito, vista com preocupação por petistas e aliados, passou a ser cogitada após a desistência de dois pré-candidatos ao governo, o deputado federal Kim Kataguiri (Missão) e o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB). A situação levou a esquerda a acelerar a configuração da chapa, com a decisão sobre França, que vinha sendo cotado também para concorrer a senador ou como vice-governador. Os anúncios foram feitos durante entrevista coletiva de Haddad com a participação de França e Marina, além de políticos aliados e dirigentes de partidos da coligação. Tebet não participou porque estava em sua cidade natal, Três Lagoas (MS), para acompanhar o presidente Lula em uma agenda do governo federal. França criticou Tarcísio, ao apontar a necessidade de contato do governador com os municípios, e disse que “ele é alguém menor do que a cadeira de governador de São Paulo”. Segundo o político do PSB, a eleição deve se encaminhar para um desfecho no primeiro turno. “Se for para ter uma disputa de um turno só, e existe essa possibilidade, é preciso estarmos preparados para grandes surpresas”, afirmou. No lado rival, Tarcísio já definiu manter seu atual vice, Felicio Ramuth (MDB), na candidatura para tentar a recondução. Os pré-candidatos da chapa dele ao Senado são o deputado federal Guilherme Derrite (PP) e o deputado estadual André do Prado (PL), presidente da Assembleia Legislativa. Ex-ministro Fernando Haddad anuncia chapa para disputa ao governo de SP — Foto: Joelmir Tavares/Valor
Haddad anuncia Márcio França como pré-candidato a vice na eleição em SP
As ex-ministras Simone Tebet (PSB) e Marina Silva (Rede) foram anunciadas como pré-candidatas ao Senado












