A Chevron assinou um contrato de 20 anos para vender eletricidade à Microsoft para um data center no oeste do estado do Texas, nos Estados Unidos. A parceria consolida a entrada da petrolífera no setor de energia para atender à demanda gerada pela expansão da inteligência artificial.
A produtora de petróleo e gás está trabalhando com a firma de investimentos americana Engine No. 1 para desenvolver o Projeto Kilby, que entregará 2,7 gigawatts de capacidade na bacia do Permiano.
A Chevron deve tomar a decisão final sobre a construção de uma usina termelétrica a gás para o projeto ainda este ano. A empresa não divulgou o custo do Projeto Kilby, que figura entre os maiores data centers dos EUA."Este é um diferencial competitivo para nós", disse Jeff Gustavson, presidente de novas energias da Chevron, em entrevista ao Financial Times. Para ele, de todos os projetos de data centers anunciados nos EUA, "quase nenhum alcançou o marco que alcançamos hoje, de modo geral e especificamente dentro do nosso grupo de pares".
A Chevron está em uma corrida com a rival ExxonMobil para desenvolver usinas de energia fora da rede, aproveitando a prolífica produção de gás natural no Permiano, o coração energético do país. A NextEra Energy, uma empresa de serviços públicos da Flórida, disse no ano passado que estava emparceirada com a ExxonMobil para desenvolver usinas termelétricas a gás natural para seus clientes, que incluem o Google.










