Trata-se de um projecto há muito aguardado e que, sabe-se agora, já está a dar os primeiros passos. A Infra-Estruturas de Portugal (IP) pôs em marcha os preparativos para iniciar o processo de construção do enterramento do Nó Ferroviário de Alcântara, em Lisboa, que permitirá fazer a ligação entre as linhas de Cascais e de Cintura. A informação foi dada, na tarde desta segunda-feira, pelo vice-presidente da empresa pública, Carlos Fernandes, durante um encontro sobre os planos estratégicos para os portos de Lisboa e Setúbal.Se tudo correr como o previsto, a empreitada deverá estar acabada e pronta a entrar em funcionamento em 2034, incluindo já uma nova estação de comboios subterrânea em Alcântara-Terra, com ligação à futura estação de metro de Alcântara, a construir no âmbito da extensão da Linha Vermelha, a partir de São Sebastião. O que permitirá também alterar de forma radical a ligação ferroviária ao Porto de Lisboa, na zona de Alcântara, aumentando assim a sua capacidade, sem causar incómodos à superfície e interromper o trânsito para deixar passar os comboios de mercadorias, como hoje acontece.Um cenário que já estava previsto num estudo encomendado, em 2009, pela então Refer, entretanto integrada na IP. Os constrangimentos financeiros trazidos pela troika ditaram o congelamento da ideia. Até que a obra de desnivelamento do Nó de Alcântara, planeada há décadas, acabou por ser incluída no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), anunciado em 2020, quando se previa que pudesse custar cerca de 200 milhões de euros, tendo um prazo de execução entre 2023 e 2027. Mas nunca mais se havia ouvido falar dela.