Leia abaixo a transcrição do vídeo na íntegra:PUBLICIDADE- Onde tem mais homem? Santos ou Salvador? - Salvador tem mais homem. - Salvador ou Porto Alegre? - Porto Alegre. - Porto Alegre ou Recife? - Porto Alegre. - Porto Alegre ou São Caetano? - Porto Alegre. - Porto Alegre ou Goiânia? - Goiânia proporcionalmente tem mais homem. - Goiânia ou Osasco? - Goiânia. - Goiânia ou Guarulhos? - Guarulhos. - Guarulhos ou Cumaru do Norte? - Em Cumaru do Norte tem proporcionalmente mais homens, segundo o IBGE. - Cumaru do Norte ou Curitiba?- Cumaru do Norte. - Cumaru do Norte ou Vitória? - Cumaru do Norte. - Cumaru do Norte ou São Paulo? - Cumaru do Norte. - Cumaru do Norte ou Brasília? - Cumaru do Norte. - Cumaru do Norte ou Recursolândia? - Recursolândia ganha. - Recursolândia ou Belo Horizonte? - Recursolândia. - Recursolândia ou Fortaleza? - Recursolândia. Recursolândia ou Lavínia? - Lavínia. - Lavínia ou Floripa? - Lavínia. - Lavínia ou Rio de Janeiro? - Lavínia.- Lavínia ou Balbinos? - Balbinos. - Balbinos é o município do Brasil em que tem mais homem. Vamos entender esses dados do IBGE do último censo de 2022. Não dá para se animar, ainda que no próximo Dia dos Namorados você vá ter mais opções se for para Comaru do Norte ou para Balbinos. Esses são os dados de população masculina em relação à feminina, e são os dados proporcionais.Veja outras colunas de Pedro Fernando NeryQuem ganha mais: mãe solo, microempreendedor individual ou idoso?Qual Estado tem o melhor índice de empregos no Brasil: São Paulo, Rondônia ou Mato Grosso?A primeira coisa que a gente tem de destacar aqui é que os municípios do Brasil que têm mais homem são normalmente municípios pequenos em que existe um presídio. Então, esse é o caso de vários municípios de São Paulo, por exemplo, Balbinos e Lavínia. É verdade que lá existem mais homens, mas é verdade também que esses homens estão encarcerados.PublicidadeMunicípios da fronteira agrícola ou com atividades garimpeiras chegam a ter 55% da população do sexo masculino Foto: Dida Sampaio/EstadãoMas, fora dessa situação de presídios, a gente tem alguns municípios, principalmente no Pará, Mato Grosso e Tocantins, em que existem bem mais homens do que mulheres em municípios pequenos da fronteira agrícola ou do Garimpo. O principal desse seria Recuso, um município intensivo em pecuária, que tem mais de 100 mil cabeças de gado e atrai principalmente mão de obra masculina.A gente tem também o caso de um município no Pará, Comaru do Norte, que é um município que não só tem uma presença do agro, mas tem também um histórico de atividade garimpeira de ouro, manganês e aí a gente consegue lembrar do estereótipo de Serra Pelada, no Pará, décadas atrás, com aquela montanha de homens.Então a gente pode ver municípios pequenos em que, por uma construção de hidrelétrica, atividade garimpeira ou um tipo de ocupação na fronteira agrícola, existe um tipo de trabalho mais penoso, havendo uma concentração maior de homens. Dito isso, na maioria dos municípios brasileiros há mais mulheres do que homens. Esse é um fato da nossa sociedade e de outras sociedades.Na verdade, os homens morrem mais do que as mulheres em todas as faixas etárias, tirando idades muito avançadas em que já não tem tanto estoque de homens.A gente sabe que os homens começam a morrer desproporcionalmente na adolescência, já por conta da violência urbana, também por conta dos acidentes de trânsito e depois por vários tipos de doença. Aquele estereótipo de que o homem não se cuida tanto. Desde bebês, os homens morrem mais; meninos morrem bem mais do que meninas, seja por razões biológicas, mas inclusive quando a gente olha causas externas, meninos morrem mais do que meninas por acidentes. Aí pode haver normas culturais desempenhando algum fator: a gente protege mais as meninas e o menino a gente deixa mais solto, para ele crescer forte. Enfim, então existe esse desequilíbrio na sociedade de uma presença maior de mulheres do que de homens. Mas em alguns municípios há mais homens do que mulheres. Não é necessariamente uma redenção daquele tal do mapa da fome da mulher, mas, se a gente olha realmente Mato Grosso, Tocantins, Pará, existem vários municípios que, pela natureza de atividade garimpeira e atividade agropecuária, a gente vai ter uma concentração maior de trabalhadores homens, frequentemente de migrantes que foram para essas regiões em busca de oportunidades e, se a gente for olhar estatisticamente, em pequenos municípios, principalmente do Estado de São Paulo, em que existem penitenciárias, serão os municípios em que existem mais homens.PublicidadeNo caso dos municípios da fronteira agrícola ou com atividades garimpeiras, a gente chega a ter 55% da população sendo do sexo masculino, quando em cidades grandes como Salvador, Florianópolis, Fortaleza, essa proporção fica abaixo de 50. Já naqueles municípios em que existem penitenciárias, presídios, a gente vai ter muitas vezes uma população masculina acima de 60%, de 70% e, no caso de Balbinos, até maior do que 80%.