Proposta foi apresentada durante o Velo-city 2026, na Itália, onde cidade aderiu a rede internacional de ciclomobilidade 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 Ciclovia no Centro de Niterói — Foto: Pedro Teixeira/03-09-2019 RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 18/06/2026 - 18:47 Niterói Candidata-se para Sediar Congresso Global de Mobilidade por Bicicleta em 2029 Niterói oficializou sua candidatura para sediar o Velo-city 2029, um dos principais congressos globais de mobilidade por bicicleta, durante o evento em Rimini, Itália. A cidade também aderiu à rede internacional Cities and Regions for Cyclists, buscando ampliar intercâmbio e fortalecer políticas de mobilidade ativa. Além disso, anunciou a expansão do sistema de bicicletas compartilhadas NitBike para a Região Oceânica. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO Niterói apresentou oficialmente sua candidatura para sediar a edição de 2029 do Velo-city, considerado um dos principais congressos mundiais sobre mobilidade por bicicleta. A proposta foi anunciada durante a edição de 2026 do evento, realizada em Rimini, na Itália, que reuniu representantes de mais de 60 países. Durante o encontro, a Prefeitura formalizou ainda a adesão do município à rede Cities and Regions for Cyclists, coordenada pela European Cyclists’ Federation (ECF), organização voltada à promoção do uso da bicicleta como meio de transporte. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a participação no evento tem como objetivo ampliar o intercâmbio de experiências e fortalecer as políticas públicas ligadas à mobilidade ativa. — Estamos no principal evento sobre bicicleta e ciclomobilidade do mundo, formalizando a adesão de Niterói a essa importante rede internacional. Queremos aprender, compartilhar experiências e fortalecer ainda mais as políticas públicas que vêm transformando a nossa cidade. Quem sabe, em breve, possamos receber o Velo-city em Niterói — afirmou. A adesão foi formalizada em reunião com o presidente da European Cyclists’ Federation, Henk Swarttouw, e a CEO da entidade, Laurianne Krid. De acordo com Swarttouw, a entrada de Niterói na rede permitirá a participação do município em encontros, conferências e outras atividades promovidas pela instituição. Além das agendas institucionais, a prefeitura apresentou no congresso o sistema de bicicletas compartilhadas NitBike, que será expandido para a Região Oceânica. A previsão é que uma nova estação entre em operação em 11 de julho. Segundo o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, a ampliação representa mais uma etapa da expansão da rede de bicicletas compartilhadas na cidade. — O NitBike já se consolidou como uma alternativa de deslocamento para milhares de pessoas. A chegada à Região Oceânica representa mais um passo na ampliação da rede e no fortalecimento da cultura da bicicleta em Niterói — disse. A política voltada à mobilidade por bicicleta em Niterói começou a ser estruturada em 2013, com a criação do programa Niterói de Bicicleta. Atualmente, a cidade conta com cerca de 100 quilômetros de infraestrutura cicloviária, além de equipamentos como o Bicicletário Arariboia, paraciclos e ações de incentivo ao uso da bicicleta.