A Hapvida NotreDame, maior operadora de plano de saúde do Brasil, foi condenada pela Justiça paulista a indenizar um idoso que não recebeu autorização para realizar sessões de imunoterapia para o tratamento de um câncer na bexiga.

O idoso, de 76 anos, foi diagnosticado com carcimona uroterial de alto grau e passou por um procedimento cirúrgico. Para completar o tratamento oncológico, os médicos indicaram que ele se submetesse a seis sessões de imunoterapia.

Duas sessões foram realizadas no Hospital Santa Catarina, em São Paulo. No entanto, de acordo com o processo, as demais não receberam resposta do plano, e o paciente precisou pagar para concluir o tratamento.

"Quem está doente não pode esperar medidas burocráticas absolutamente primordiais para o combate de tão insidiosa doença", afirmaram à Justiça os advogados Luiz Ferreira e Maria Cecília Ferreira, que representam o paciente.

Ao condenar o plano, o juiz Fauler Felix da Silva, da 35ª Vara Cível de São Paulo, disse que a operadora agiu com "inércia injustificada" e que cometeu um "ilícito legal e contratual".