Finais da modalidade reuniram escolas de diferentes regiões do estado no Sesc Nova Iguaçu 0.5x 1x 1.25x 1.5x 2x 00:00 00:00 O sub-15 masculino do Seice foi o campeão do futsal do Intercolegial 2026 — Foto: Lana Costa RESUMO Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você GERADO EM: 14/06/2026 - 23:15 Intercolegial 2026: Emoção e Títulos Marcantes no Futsal Escolar As finais do futsal no Intercolegial 2026, realizadas no Sesc Nova Iguaçu, foram marcadas por jogos acirrados e emoção até os pênaltis. Quatro escolas conquistaram os títulos em suas categorias. Destaque para o GEO Doutor Sócrates, vencedor da final sub-15 feminina, e o Colégio Zerohum, que garantiu seu primeiro título coletivo no sub-18 feminino. A competição, organizada pelo GLOBO com apoio do Sesc-RJ, segue com skate e tênis de mesa antes das férias escolares. CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO Os campeões do futsal da 44ª edição do Intercolegial O GLOBO/Sesc foram decididos neste domingo (14) no Sesc Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. As finais da modalidade foram marcadas por partidas equilibradas, festa das torcidas e até uma decisão por pênaltis. Ao longo do dia, quatro escolas levantaram os troféus de campeãs em suas categorias, encerrando uma jornada que mobilizou estudantes de diferentes regiões do estado. O Intercolegial é realizado pelo GLOBO, com patrocínio do Sesc-RJ e apoio de Guaracamp. A programação começou com a decisão do sub-15 feminino entre GEO Doutor Sócrates e Paes Barreto. Em uma partida disputada do início ao fim, a equipe da Zona Oeste do Rio venceu por 2 a 1 e ficou com o título. O professor Luciano Francisco, técnico da equipe, destacou o esforço da escola de Guaratiba para superar as dificuldades e levar o título pra casa. — NO GEO tudo demora a chegar. Fomos vices por quatro anos, só faltava essa medalha para legitimiar nossa luta. A torcida é para que conquistemos mais apoio, tendo em vista que ano que vem é ano de Copa do Mundo feminina. Merecemos a visibilidade — destacou. Já a atacante da equipe e autora do gol decisivo, Maria Eduarda Veloso, de 16 anos, destacou o afinco do time para conquistar o suado troféu. — Batemos na trave nos últimos anos, mas hoje conseguimos nos superar. Eu não estava conseguindo fazer gols na competição, mas finalmente eles vieram, na hora certa — comemorou. Na sequência, o Colégio Zerohum conquistou um marco histórico ao derrotar o Luz do Saber por 3 a 0 na final do sub-18 feminino. A vitória garantiu o primeiro título coletivo da instituição no Intercolegial. A ala Ana Laura de Araújo, de 17 anos, destacou a importância da conquista para a escola e a dificuldade inicial da partida, apesar do placar elástico. O Zerohum brincou com o placar de 3 a 0 que garantiu o título do sub-18 feminino — Foto: Lana Costa — Começamos o jogo de forma muito fria, mas fomos pegando o ritmo e nos soltando no decorrer da partida. Trocamos muitos passes, respiramos e conseguimos superioridade na posse de bola — disse. O coordenador da equipe, Rômulo Nunes, tricampeão do Intercolegial por outras escolas, notou que o time começou a partida nervoso, mas disse que a preparação física pesada da escola fez a diferença ao longo da partida. — Dá um sentimento de realização trazer esse primeiro título coletivo da história do Zerohum no colegial. É uma conquista para toda a comunidade escolar — destacou. O início da tarde reservou uma das partidas mais movimentadas do dia. Pela final do sub-18 masculino, o Seice derrotou o Ciep Astrogildo Pereira por 7 a 5 em um confronto repleto de alternativas. A disputa foi gol a gol até o 2 a 2, mas o craque Renan Murilo conseguiu se destacar, e terminou fazendo cinco dos sete gols da equipe. — A paciência que a equipe teve no começo do jogo fez a diferença. Os gols foram fruto do trabalho no nosso treinamento, e queria agradecer à direção e ao professor por ter me dado essa oportunidade. Os gols foram consequência — afirmou o jovem. Renan Murilo comemorando um de seus cinco gols — Foto: Lana Costa Renan atualmente joga futsal na base do Duque de Caxias, e sonha se tornar jogador profissional. Para isso, ele conta com o apoio da direção da escola e do professor Luiz Carlos Neves. — Essa equipe evoluiu muito com o apoio da direção, que foi fundamental. Eles acreditaram muito nesse trabalho que vem crescendo desde 2016. Eles valorizam o Intercolegial, que é uma das competições mais importantes para formar jovens atletas — pontuou o professor O encerramento da rodada trouxe o duelo mais equilibrado do dia. Seice e Censa empataram por 1 a 1 no tempo normal da final do sub-15 masculino e levaram a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, a equipe da Baixada levou a melhor por 4 a 3 e completou a festa ao conquistar seu segundo troféu da tarde. Seice e Censa empataram por 1 a 1 — Foto: Lana Costa Emocionado, Matheus Firmino, de 23 anos, auxiliar de Luiz Carlos Neves, lembrou que ele começou no Intercolegial como jogador, anos antes. E hoje transformou o esporte em carreira. — Eu que treinei essa equipe, pois o Luiz teve alguns problemas nos últimos tempos. Por isso me sinto muito mais envolvido e realizado. O Intercolegial mudou minha vida, e espero que mude a vida desses garotos também — disse o rapaz, entre lágrimas. Além dos títulos, a rodada também definiu os terceiros colocados da modalidade. No sub-15 feminino, o GEO Nelson Prudêncio recebeu a medalha de bronze. No sub-18 feminino, o Instituto Loide Martha ficou com a terceira colocação após vitória por W.O. sobre o Ciep Astrogildo Pereira. Já no sub-18 masculino, a Escola Técnica Estadual Triângulo garantiu lugar no pódio, enquanto no sub-15 masculino o Colégio Santa Terezinha encerrou sua participação com a medalha de bronze. Com as decisões do futsal, o Intercolegial entra na reta final do calendário do primeiro semestre. Antes da pausa para as férias escolares, a competição ainda terá as disputas de skate e tênis de mesa. A programação foi organizada de forma a não coincidir com os jogos do Brasil na Copa do Mundo, permitindo que os estudantes acompanhem tanto os eventos esportivos quanto as partidas.
Decisões apertadas e emoção até os pênaltis marcam encerramento do futsal do Intercolegial 2026
Finais da modalidade reuniram escolas de diferentes regiões do estado no Sesc Nova Iguaçu
1,054 words~5 min read






